Dicas e toques!

Neste sessão quero compartilhar algumas dicas, os assuntos podem ser variados, ajustes da bike, treinos, alimentação, etc…

* Dicas para competir na lama! *

BR XCO

No dia 18 de Julho foi realizado o Campeonato Brasileiro de Cross Country 2010, como tivemos uma prova fora do comum, com muita lama e empurra bike, infelizmente devido as condições muita gente não pode completar a prova e boa parte foi justamente por problemas com o equipamento, é claro que mesmo estando tudo preparado estamos sujeitos a imprevistos, mas podemos fazer algumas coisas que podem nos ajudar em competições com lama.

-Pneus: este é um dos principais pontos, o pneu mais fino e com cravos mais altos são os mais indicados nas medidas 1.8, 1.55 e em alguns casos até o 1.4.

-Coroas: coroas menores podem ajudar, como o acumulo de barro é muito grande entre as coroas, é mais fácil usar o “coroão”, pois na coroa maior a corrente tem menos risco de travar se você puder colocar coroas 42, 40 ou 39 dependendo da pista.

-Quadro: os quadros com o triangulo traseiro mais abertos tem menor possibilidade de grudar o barro que vem junto dos pneus, outra dica importante é lubrificar algumas partes do quadro onde mais junta barro, pois assim diminui um pouco a aderência, também passar um spray de silicone em todo conjunto pode amenizar o acumulo de barro.

-Manoplas: as manoplas com travas laterais não correm o risco de soltar com a água, caso as sua manoplas não tenham travas laterais, você pode prender as laterais com zip-tie.

-Sapatilhas: os cravos na sapatilha também são indispensáveis para melhorar a tração caso tenha que empurrar a bike.

-Corrida a pé: o treino de corrida também vai deixar os músculos mais adaptados e na hora de empurra a bike vai render mais e não sentirá muito travar a musculatura, aconselho conversar com um treinador sobre isso. Os europeus são muito bons quando o assunto é lama, também por ter tradição no ciclo-cross, uma competição onde se carrega muito a bike nas costas. É sempre bom lembrar de levantar a bike do chão antes de acumular muito barro no pneu, quando o barro esta secando ele gruda mais e persistir em pedalar nesta condição só piora as coisa, já quando o barro esta mais umido geralmente é mais fácil pedalar. No Campeonato Barsileiro foi assim, choveu durante a semana, no dia da prova não choveu, e a cada hora a pista ficava pior e o tempo das voltas só foram aumentando.

-Freios: o material de pastilha próprio para barro é o metal, no campeonato brasileiro em Campo Largo-PR coloquei pastilhas de metal novas no meu freio XTR e do começo ao fim nem sofreu alteração, foram mais de 2:00 horas de competição, se caso fossem de resina (material mais mole indicado para seco) creio que não chegaria ao final da prova.

-Treino: quase ninguém gosta de pedalar na chuva, colocar a bike para rodar na lama, mas somente com a  pratica é que se melhora a técnica, com o treino você pode conhecer melhor os limites na pilotagem e ficar mais confiante no dia de uma competição.

Olá pessoal aí vão algumas dicas importantes para fazermos uma boa largada, a largada é só o começo de uma competição, mas muitas vezes é ali que as coisas começam a se definir.

 

*Como fazer uma boa largada?*

Quando falamos de fazer uma boa largada é indispensável fazer um bom aquecimento, algumas pessoas as vezes sofrem muito no inicio da prova e demoram muito para entrar no ritmo da competição, neste caso se a prova for uma prova mais longa as vezes ainda dá para recuperar, mas as vezes podemos perder a oportunidade de fazer alguma fuga com outros atletas por não conseguir acelerar muito no inicio da prova.

Maratonas:

Podemos começar um aquecimento cerca de 1 hora antes da largada, girando leve por uns 10 mim e depois começar a fazer algumas acelerações e variar o ritmo por alguns minutos, no final volte a girar novamente por mais uns 5 a 10 mim e faça um alongamento leve, depois disso temos que alinhar e geralmente ficaremos alguns minutos parado, mas não se preocupe agora você já deu aquela acordada no corpo e ele vai estar mais preparado para começar a fazer força.

Cross Country:

No caso do Cross Country a largada é um pouco mais explosiva, a disputa pela melhor posição nas trilhas é uma das grandes responsáveis pelo forte ritímo no inicio da prova.

Aqui também podemos aquecer por volta de 1 hora antes, mas em todos os casos é bom ficar ligado na programação da prova, é importante saber como vai funcionar o alinhamento e quantos minutos antes da largada o mesmo vai começar.

É bom girar leve cerca de 10 mim e depois fazer algumas acelerações em torno de 20 segundos para estimular bem os músculos e acelerar o coração, não se preocupe que o desgaste será mínimo, mas não exagere, lembre-se que a intenção é aquecer e não treinar!  Após as acelerações é importante girar leve de novo e depois ir para o alinhamento.

 

  • No período depois do aquecimento você pode ingerir um pouco de carboidrato, gél ou liquido, geralmente nos primeiros minutos de competição não conseguimos comer nem beber nada então isso já é uma prevenção de que você estará abastecido para fazer força naquele momento.
  • As vezes o dia pode estar frio ou garoando, e as vezes podemos ficar mais tempo do que o esperado esperando uma largado, por isso é bom ter um agasalho ou capa de chuva que você possa vestir e entregar para alguém bem próximo da hora de largar.
  • Óleo para aquecer: alguns atletas não largam sem antes passar um “óleozinho” nas pernas, dando uma massageada rápida com óleo próprio para aquecimento muscular.
  • Tomar o café pelo menos duas horas antes da largada também faz a diferença, não iremos conseguir fazer muita força se o nosso organismo estiver trabalhando pesado na digestão.
  • Lembre-se de conferir a marcha da bicicleta na hora que você estiver alinhado para largar, a marcha deve estar compatível com o que você esta acostumado a fazer, mas em geral nem muito leve e nem muito pesada para você não sobrar nas primeiras pedaladas.
  • Perna de impulso: você ja´notou que geralmente temos mais força em uma perna do que na outra? Isso é porque cada pessoa costuma ter uma perna de impulso, é a que fazemos as arrancadas, ou nos apoiamos quando temos que fazer força empurrando alguma coisa, na bike também não é diferente, quando você treinar largada vai perceber que com uma perna geralmente será melhor do que outra.
  • Use a cabeça, use sempre o capacete quando estiver em aquecimento em alguma rua ou trilha.
  • Procure observar os outros atletas, também experimentar e treinar a largada antes das prova, e descubra sua melhor forma de fazer uma boa largada.
  • Aquecimento no rolo é uma ótima opção, você pode aquecer no abrigo de uma barraca e também evitar pequenos acidentes antes da largada.
    • • Outra coisa importante, não espere que mesmo aquecendo a largada da prova seja as mil maravilhas, entre sempre na prova com garra e determinação e lembre-se da frase que diz: ” O sofrimento é passageiro, mas desistir é para sempre”.

 

Uma resposta a Dicas e toques!

  1. edivando disse:

    Obrigado Bruno!

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