Vice-Campeão do X-Terra MTB Cup em Paraty – RJ

lote-do-xterra-paraty-tem-data-prolongada-A cidade histórica da Paraty-RJ foi sede X-Terra MTB Cup, a competição foi a primeira etapa da de quatro do circuito 2014 e somou pontos no ranking nacional. O circuito com 43km foi um misto de trilhas, asfalto e estradas de terra, na beira da Serra do Mar, com muitas subidas e trechos seletivos e garantiu grandes disputas no fim de semana

12194718_g

Relato:

“Largamos as 13:30 hs e o dia estava bem quente, o circuito de 43km foi bem misto, no inicio andamos em grande pelotão e no meio do percurso quando pegamos os trechos de serra forcei uma fuga e o suíço Lukas Kaufman (campeão da prova) e Wolfgang Soares, que foi campeão da Sub-23 e segundo no geral, andamos juntos e abrindo uma fuga e começamos a ganhar terreno, quando estávamos atravessando um trecho de mata acabei perdendo contato, mas tinha sempre os lideres a vista, mas não consegui chegar junto e me concentrei e garantir minha posição, pra mim foi um aprova de superação, acho que o que foi mais pela cabeça do que pela força nas pernas, eu venho de uma sequência competições, a CIMTB, Panamericano, GP Ravelli, uma semana após a outra, acumulando o desgaste das prova e viagens, mas tive um saldo muito positivo, acredito que estar com bons equipamentos e  boa preparação ajudou bastante, a recuperação num período como este é também um dos pontos principais, mas nesta semana minha filha ficou doente e perdi algumas noites, graças a Deus ela já esta bem, e pude também comemorar mais um podium na temporada com a segunda colocação na Elite no MTB CUP do X-Terra e somar importantes pontos no Ranking Brasileiro.”

10155182_618433884909254_4654611284956369635_n

8-Rodrigo Agostino

3º colocado na segunda etapa do GP Ravelli 2014

Foto by: Bike Amparo

A segunda etapa do Circuito Caloi GP Ravelli de Maratona teve um circuito inédito neste fim de semana em Serra Negra-SP, com cerca de 45km e quase 2000 metros acumulados de subidas, esta foi considerada umas das etapas mais seletivas do evento.

Relato:

“Foi uma prova muito exigente, mas gostei muito do percurso desta etapa, tinha de tudo e o nível técnico foi bem elevado, a organização do evento deu uma atenção especial para fazer um percurso bem seletivo, em menos de 45km tivemos 1900 metros de ascensão e as trilhas também foram outro ponto que elevou o nível das disputas.

Grande número de atletas presente em Serra Negra.

Eu venho de uma sequência de provas de XCO e nesta ultima semana procurei me poupar ao máximo para fazer esta etapa, eu consegui desempenhar bem e fiz um bom resultado, eu me concentrei em dosar bem as energias nesta etapa e que foi uma das mais técnicas e duras que já corri no GP, a exigência foi também por parte dos equipamentos e minha bike rodou muito bem ao longo de todo percurso, espero que possamos repetir este traçado em outras edições, as trilhas e visual compensaram também todo esforço!”

DSC02102 - Cópia

Ao lado de Mario Roma, organizador da Ultra Maratona Brasil Ride que esteve prestigiando o evento.

Vamos em Frente!!!

Top 10 das Américas!

1966163_614604885260103_1610030321_o

No dia 30 de Mrço foi realizado em Barbacena-MG a principal competição das Américas, o Panamericano de MTB, foi uma competição muito disputada que contou com representantes de países como: Canadá, EUA, Colômbia, Argentina, Equador, Chile, Venezuela, entre outros para as disputas nas provas de XCO e DH.

1148918_440388032773043_459556765_n

Relato:

“Fiquei muito feliz pela nona colocação na Elite do XCO a prova teve altíssimo nível, a pista de XCO foi muito elogiada pela maioria dos pilotos, o circuito estava bem montado e exigiu bastante de cada atleta, larguei na segunda fila e fiquei o meio do pelotão em conseguir avançar na largada, mas logo nas subidas consegui ir me posicionando e ganhando posições ao longo da prova, procurei manter o ritmo forte e ao mesmo tempo uma pilotagem “limpa” nos trechos técnicos, um erro poderia custar muito e fui sempre andando num limite.

Esta foi minha 14ª participação num Campeonato Panamericano e fui o segundo melhor brasileiro na competição, Ricardo Pscheidt que vem numa grande fase, foi o melhor brasileiro chegando na sexta colocação, o Campeão do dia foi o americano Stephen Sttinger.

Venho evoluindo na temporada e ganhando importantes pontos no Ranking internacional melhorando a minha classificação, tive um melhora significativa em relação a temporada 2013 neste período e sei que é resultado de um conjunto, estou gostando muito do desempenho do meu equipamento e também venho trabalhando junto ao meu treinador Helio Souza para fortalecer alguns pontos e ganhar rendimento.

Quero agradecer aqui toda torcida que recebemos em Barbacena, também todos que apoiaram na prova, principalmente meus patrocinadores e apoiadores que tem me proporcionado fazer este trabalho”.

Uniforme 2014

uniforme (2)

Copa Internacional de MTB em Araxá – MG

Foto: Bruno Senna

A abertura da CIMTB 2014 contou com três dias de competições, válida pelo ranking internacional no formato S1 distribuindo muitos pontos o evento reuniu grande número de atletas e teve um nível bem elevado. Na sexta-feira o formato foi uma prova de contra relógio com uma volta na pista de 5,5km, no Sábado pela manhã o formato foi o Short Track, com uma prova eliminatória de 15mim mais a final com 25mim e no Domingo para finalizar a competição foi no formato Cross Country Olímpico com cinco voltas na pista de 5,5km

A competição:

Fiz uma competição equilibrada e finalizei na 8ª posição na somatória dos três dias, tive um desempenho bem regular neste final de semana  e isso foi um ponto muito positivo neste momento, não consegui andar com os ponteiros, o ritmo e nível foi bem elevado, porem me sinto bem fisicamente e meu organismo tem tido uma ótima resposta quanto a recuperação e acredito que isso é resultado de um bom trabalho de base. As três etapas foram bem diferentes  e  excelente para pegar dar mais ritmo nas pernas, pois os circuitos tiveram uma característica de velocidade e trabalharam muito a força física.

Esta etapa é muito especial, o clima da prova é diferente, por causa do local e principalmente pelo enorme público.

Agora sigo focado no Pan de MTB e os treinos e recuperação da semana serão 100% voltados para a prova que será no próximo Domingo, esta será a 14ª vez que representarei o país no Campeonato Continental, 13ª como atleta da Elite. Em 1995 fui representante na Categoria Junior onde fui Campeão em Santiago no Chile, na Elite conquistei duas medalhas, uma de Prata e outra de Bronze ao longo destes anos.

Participações em Campeonatos Panamericanos:

1995 (Chile), 2001(Brasil), 2002(Chile), 2003(Colômbia), 2004(Equador), 2006 (Brasil), 2007(Argentina), 2008(Venezuela), 2009(Chile), 2010(Guatemala), 2011(Colômbia), 2012(Mexico), 2013(Argentina)

Estes dados são de muita importância em minha carreira, que agora já somam 21 anos e graças a Deus por tudo!

Vamos para próxima!

Pan de MTB 2014!

Copa Brasil de MTB XCO – Prova do Ranking Internacional

A cidade de Campo Largo-PR pelo quarto ano seguido foi palco da abertura da Copa Brasil de MTB XCO, dando inicio a um novo ciclo de competições internacionais em território nacional. O circuito da Estância Águas da Serra é um dos preferidos da maioria dos que competem neste formato, cada volta contou com 5,2km de puro MTB, trilhas, subidas, saltos, drops, e na Elite Masculina foram um total de 7 voltas.

Foi minha primeira prova de XCO de 2014, finalizei o meu trabalho de base e agora é hora de evoluir com as competições, me senti muito bem na prova de Campo Largo e sei que posso melhorar com a sequencia de provas que tenho pela frente pegando mais ritmo. Na Copa Brasil a largada tinha uma longa subida, eu alinhei na primeira fila, mas não consegui me encaixar no ritmo logo no inicio, eu senti que o aquecimento ainda não estava legal quando larguei e fui me recuperando posições ao passar das voltas, fiz uma prova de cabeça, sempre no limite e mantive um passo firme e constante até finalizar a prova, o nível foi bem alto e fiquei feliz com o resultado do fim de semana.

Circuito e chuva

A pista da Copa Brasil tem um pouco de tudo, neste ano fomos surpreendidos por uma forte chuva na noite anterior  e isso mudou um pouco as estratégias, como na formula 1 a primeira coisa foi mudar o jogo de Pneus, como o circuito estava seco no Sábado eu estava com o modelo Aspen da Maxxis, mas mudei para o Beaver e Ignitor que tem cravos mais altos, o circuito exige bastante técnica de pilotagem e os pneus são um fator importantíssimo nestas condições mais úmidas, a bike bem ajustada e o bom conjunto fazem diferença, estou gostando muito dos equipamentos deste ano.

Próximas competições

Entre os dias 21-23 acontecerá em Araxá-MG a abertura da CIMTB 2014, neste ano serão três dias de competição no formato S1 (Stage Race) com um contra-relógio, Short Track e uma prova de XCO (Cross Country Olímpico), será também mais um teste para totós os pilotos que estarão no Pan de MTB que será na semana seguinte em Barbacena-MG.

Copa São Paulo de MTB em São José dos Campos – SP

São José dos Campos-SP foi sede da abertura da Copa São Paulo 2014, cerca de 300 atletas de diversas cidades estiveram presente para percorrer 59km na tradicional Volta da Represa, o terreno seco e a baixa altimetria do trajeto proporcionou muita velocidade aos competidores.

Gosto muito de participar desta competição no inicio da temporada, é o momento de ir pegando ritmo para as provas e é um privilégio poder competir na região num evento como este, contanto com uma boa estrutura e também tivemos uma boa cobertura de mídia, a TV Vanguarda, filiada a Rede Globo também esteve presente e isso é muito importante para divulgação do nosso esporte. No inicio da prova andamos em pelotão e num ritmo forte desde a largada, quando chegamos num trecho mais longo de subidas consegui fazer algumas acelerações e abrir uma vantagem, depois me concentrei e forcei bastante para ganhar terreno, fiz muita força, foi muito bom vencer a prova e também usar-la como parte da preparação neste período do ano. Estou gostando muito também do desempenho do meu equipamento, a bike esta muito boa, a geometria, os componentes, dando uma ótima combinação entre baixo peso e eficiência.

Matéria na Vanguarda TV – Rede Globo

Começando a temporada com a 2ª colocação na abertura do GP Ravelli 2014

No último final de semana competi na abertura do GP Raveli 2014 em Itupeva – SP e fiz uma ótima prova de inicio de temporada, me senti bem fisicamente e consegui desempenhar bem nesta fase de transição entre a base e inicio do calendário de provas.

Logo na largada já rolou alguns ataques, mas não havia nenhuma fuga, até o km 10 aproximadamente não tinham trechos muito seletivos e chegamos numa primeira trilha mais dura da prova em um grande pelotão, a subida era técnica e cheia de pedras e valetas, e todos começaram a empurrar a bike, depois começou a fluir novamente e quando saímos na estrada havia uma fuga de João Paulo Firmino e Frederico Mariano, eu vim com Orlando Alvez e Guilherme Muller, Os dois lideres começaram a ganhar terreno se revezando rápido enquanto atrás vínhamos na perseguição, já no meio do percurso resolvi acelerar mais nas subidas e comecei a tirar a vantagem dos ponteiros, neste ponto andei bastante sozinho e cheguei bem perto dos lideres e Orlando encostou novamente e seguimos ate as ultimas subidas juntos, fui aí que resolvi fazer outro ataque e consegui saltar no Fred, que estava sozinho na vice-liderança da prova, neste ponto João Paulo abriu uma vantagem, fui realizando alguns ataques e abri vantagem numa descida de trilha e segui firme sozinho, perseguindo João Paulo e sendo perseguido por Frederico Mariano, no final cruzei em segundo, fui bem emocionante este final de prova e fiquei feliz pelo desempenho, fiz muita força e também as estratégias deram certo nos momentos decisivos da prova, agora é focar nos treinos e continuar se preparando para as próximas que serão de XCO, a preparação entra numa nova fase e os treinos serão mais específicos.

Estou gostando muita da minha bike 2014, nesta prova usei minha 29er que tem uma geometria onde me sinto bem “encaixado” e que também esta com ótimo conjunto de componentes e baixo peso, nesta etapa usei umas rodas que são ainda um protótipo da Vzan e estou gostando muito do desempenho, também pude estrear os componentes Token que é meu novo apoiador na temporada. Ao longo do ano pretendo mesclar o uso das bikes entre 27.5 e 29er como fiz em 2013, as bikes tem características diferentes e já tenho uma base para escolher dependendo dos tipos de provas e também minhas características de pilotagem.

Publicado em Notícias Gerais | 2 comentários

Top 5 no 1º Circuito Imbatível Pague Menos de MTB By Ravelli

Nova Odessa no interior paulista foi palco de grandes disputas no fim de semana, o Circuito Imbatível Pague Menos é  um novo evento no calendário nacional reuniu atleta da Elite em uma competição de XCO de tirar o fôlego!

A competição começou no Sábado, com uma tomada de tempo para definir o grid de largada, num circuito de aproximadamente 4,5km e cada atleta fez uma volta, já no Domingo foram 7 voltas para Elite Masculina e Edivando de Souza Cruz, o Vando, fez uma ótima prova de recuperação e finalizou na quinta posição.

Depoimento

Foi uma competição muito intensa, os principais pilotos do país estavam na prova, alguns no fim dos treinos da temporada e outros no inicio da base para 2014. Este foi um grande evento de fim de ano e ninguém podia ficar de fora, a rede Pague Menos patrocinou esta prova e Marcio Ravelli foi responsável pela organização. Eu não sabia como seria, estou no inicio dos treinos para 2014 e sem ritmo de prova, mas fui para fazer meu melhor, no inicio perdi um pouco de contato,  mas fui evoluindo na prova e recuperando posições, na quarta volta tive um problema mecânico e tive que segurar a velocidade na descidas e tive que forçar o máximo nas subida e planos até a linha de chegada, as ultimas volta foram muito duras mas consegui me superar e conquistar a quinta colocação, fiquei feliz com o resultado e confiante para próxima temporada, ainda tenho muito trabalho pela frente e esta prova foi como que um aquecimento para 2014 que será um ano muito importante, e já no inicio da temporada teremos o Panamericano de MTB que era no final de Março em Barbacena -MG”.

Resultados Top 10

9-Leandro Donizete

10-Guilherme Saad

Resumo da temporada 2013

2013 foi cheio de novidades, este ano voltei a pedalar as bikes Astro e tive a entrada de novos apoiadores como a ASW/Louis Garneua/Maxxis-Calypso/X-Pedo também foi dada a continuidade de trabalho com as marcas Vzan, Proshock e Memorial-Santos, a Vzan em especial já estamos completando 10 anos, e com o Helio Souza que é meu preparador físico estou trabalhando desde 2006.

Novos equipamentos:

Uma grande mudança nesta temporada foi no formato das bikes, com a entrada forte das 29 já em 2012 eu comecei este ano já pedalando não só a 29er, mas também outra novidade que foi a 27.5 (650B) e levei um bom tempo para me adaptar com as bikes, mas ao longo do ano fui evoluindo bastante e hoje consigo pilotar as duas bikes e vim fazendo testes para saber na real qual seriam as vantagens e desvantagens de cada tamanho.

Temporada:

2013 foi uma temporada de novos desafios e superação, no inicio dividi bastante o tempo para reorganizar muitas coisas, mas aos poucos tudo foi fluido melhor e também vim aprimorando o treinamento e consegui bons resultados mantendo um certo equilíbrio nas competições, tive o foco voltado principais provas do calendário de ranking UCI e CBC, o nível do MTB é mais alto a cada e ano e fiquei feliz por estar entre os TOP cinco nas principais provas, Brasileiro, Copa Internacional, Shimano Fest, Taça Brasil e em muitas outras provas mantendo uma constância, conquistei o Título do GP Ravelli que foi um campeonato com 4 etapas ao longo do ano, com vitórias na segunda e na ultima etapa, também andei muito bem na CIMTB da Costa do Sauipe onde foram três dias de competição, eu me senti muito bem nas etapas e fui Top 3 na etapa de Short Track que é uma curta e exige muita força.

Os principais resultados 2013:

Campeão 1ª etapa da Copa São Paulo

Campeão do GP Ravelli (Geral)

Campeão do X-Terra Ilhabela – Revezamento

Campeão da primeira etapa da Copa Inconfidentes

Vice-Campeão do Jogos Abetos de São Paulo

3º Colocado na terceira etapa da Copa Inconfidentes

4º Colocado na Taça Brasil de XCO

4º Colocado no Big Biker em Santo Antonio do Pinhal-SP

5º Colocado no Brasileiro de XCO

5º colocado no Shimao Fest

5º Colocado na CIMTB (Geral)

15º Colocado no Panamericano de MTB – Argentina

Temporada 2014

Já são 20 nos de pedal e eu fico feliz quando olho para traz, mas também estou sempre olhando para frente, sempre tem algo que posso melhorar, ao longo destes anos pude viver o MTB quase desde seu inicio e é um esporte de constante evolução, as provas mudam, as bikes mudam, as técnicas de treinamentos mudam e você tem que estar sempre atualizando, e é preciso estar atento a tudo o que acontece.

Este ano eu mudei minha época de ferias e já estou fazendo os treinos para próxima temporada, uma boa base é fundamental para uma boa temporada, e ter tempo é importante para não atropelar cada fase, é como construir um edifício, quanto mais alto se quer chegar, mais você terá que investir na base.

Quero agradecer a todos os meus patrocinadores e apoiadores, sem eles seria impossível realizar meu trabalho e ter estas conquistas, que Deus nos abençoe e possamos ter novas conquistas em 2014!

Próxima competição:

Neste ano ainda pretendo participar de mais um evento de MTB que será realizado no dia 15 de Dezembro em Nova Odessa-SP, o 1º Circuito Imbatível Pag-Menos de XCO prova que será realizada por Marcio Ravelli e promete ser um mega evento para finalizar o ano!